sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Refrigerante, o pior de todos os alimentos

Os refrigerantes, normais e dietéticos, são os piores alimentos que você pode consumir. A afirmação é de Michelle Schoffro Cook, PhD em Nutrição e autora de diversos livros na área.

A posição talvez assuste, mas os malefícios dos refrigerantes são bem conhecidos. Apesar disso, milhões de pessoas seguem consumindo-o como se uma bebida inofensiva fosse.

Existem, inclusive, aqueles que acreditam que, por estarem cuidando da saúde e não apresentarem problemas aparentes com o peso, podem se permitir tomar uma Coca-Cola sem culpa.

O fato é que, apesar do gosto doce e das propagandas que afirmam que você será mais feliz bebendo refrigerante, essa bebida contém em média 10 colheres de açúcar. Acumulado no tempo, o resultado de tanto açúcar no organismo será gordura, falta de disposição e talvez até doenças mais sérias, como o diabetes.



Os problemas não param por aí. Dependendo do tipo de refigerante, uma lata pode conter entre 30 e 55 mg de cafeína. Acrescente-se a isso corantes artificiais, sulfitos e conservantes. Uma série de químicos que você está bebendo sem nem saber o que são.

O refrigerante é uma bebida extremamente ácida. Por isso, o organismo tenta neutralizar essa acidez utilizando reservas de minerais, com o cálcio. O uso dessas reservas enfraquece ossos e dentes, levando a problemas como osteoporose e cáries. Segundo a nutricionista, para neutralizar a acidez de um copo de refrigerante, seriam necessários 10 copos de água.
Refrigerantes dietéticos

Nos refrigerantes dietéticos, o açúcar é substituído por possantes adoçantes químicos artificiais, como o aspartame.

Você não vai engordar, mas a lista de problemas trazidos pelo consumo desses adoçantes é assustadora. Vai desde dor de cabeça até epilepsia, palpitações cardíacas, problemas reprodutivos e sintomas que chegam a ser confundidos com o Mal de Alzheimer.

A conclusão é que o refrigerante deve ser completamente banido do nosso cardápio ou reduzido a quantidades realmente ínfimas. Lembre-se de que refrigerante não é tão gostoso quanto parece. Se você duvida, experimente beber um copo ao natural, sem gelar. O fato é que bebemos muito mais por costume, convenção social e influência de propaganda do que pelo gosto em si.

Lembro que, quando era pequeno, refrigerante era somente no almoço de domingo e com uma garrafa de 1 litro para a família toda. Hoje em dia, são garrafas de 2 ou até 3 litros e muita gente tomando a bebida toda dia, às vezes mais de uma vez por dia.

Que tal voltarmos ao estilo antigo?

Retirado do site http://mude.nu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário