sábado, 20 de agosto de 2011

7 regras para começar a comer melhor

Você é o que você come. O ditado é surrado, mas vale como nunca. Cada vez mais vemos as pessoas comendo fast food, comida congelada, comida enlatada, comida industrializada.

Ao mesmo tempo, cada vez mais vemos pessoas obesas, com câncer, com problemas no coração, sem energia para fazer nada a não ser batucar num teclado de computador e apertar botões no controle remoto de uma televisão.

Será que as duas coisas estão relacionadas? Pode apostar que sim!

Mas como comer melhor se nem mesmo os nutricionistas parecem concordar sobre o que é bom e o que não é? Como se alimentar bem tendo que correr de compromisso em compromisso enquanto fala com dezenas de pessoas através da internet e do celular?

Para ajudar você a começar a comer melhor, o mude.nu separou 7 regras essenciais para quem quer se alimentar de uma maneira saudável. Tome nota.


1. Escolha uma coisa para mudar na sua dieta e trabalhe somente nisso
Mudar hábitos alimentares é algo difícil. Muitas vezes tentamos mudar tudo de uma vez, querendo deixar de começar açúcar e carboidratos refinados, virar vegetariano, cortar alimentos industrializados, parar de beber… tudo ao mesmo tempo.

Geralmente o resultado disso é uma desistência precoce.

Por isso, uma regra básica para quem quer começar a comer melhor é: escolha apenas uma coisa e trabalhe somente nisso. Quando estiver ok, passe para a próxima.

Por exemplo, você pode começar cortando os doces. Faça isso por 21 dias, até formar o hábito, e depois trabalhe outros pontos ruins da sua alimentação. Um a um, você vai chegar lá.

2. Substitua o que tirou de ruim por algo bom
Então ótimo, você tirou os doces. E agora, quando sentir aquela vontade de comer açúcar, vai fazer o quê?

Para cada item que você tirar da sua dieta, tenha um substituto saudável. Se os doces se foram, abra lugar para as frutas. Se os carboidratos refinados perderam espaço, invista nos grão integrais. Se foi a carne que deu adeus ao prato, experimente tempeh.

3. Fique atento para os cinco grandes vilões
Os nutricionistas não concordam muito sobre o que faz realmente bem para a nossa saúde, mas são quase unânimes em informar o que nos faz mal. Evite os alimentos que contenham qualquer um desses cinco vilões na sua lista de principais ingredientes:

   1. Açúcar refinado (sacarose)
   2. Açúcar invertido
   3. Gorduras saturadas
   4. Gorduras trans
   5. Farinha de trigo refinada

4. Coma mais vezes, porém em porções menores
Uma das coisas que causa irritação em quem faz dieta é passar fome. Isso geralmente acontece porque criamos um déficit de calorias quando estamos de regime e os níveis de glicose no sangue caem.

Um truque para evitar que isso aconteça é comer com mais frequência durante o dia, pelo menos de 3 em 3 horas. Assim, você fará cerca de 6 refeições ao dia, mas serão porções pequenas e com bons alimentos.

O nível de glicose manter-se-á constante, deixando você saciado e bem nutrido.

5. Planeje suas refeições
Se você quer comer bem, precisa se planejar para isso. Quase todos os lanches rápidos contém os cinco vilões da má alimentação. Se você deixar ao acaso o que vai comer, certamente irá cair em alguma comida prejudicial para o seu organismo.

Faça as compras pensando nos lanches que poderá levar. Assim, você poderá ter sempre à mão uma porção de frutas ou um sanduíche de pão integral com ricota em vez de uma barra de cereal cheia de açúcar que faz se passar por alimento saudável.

6. Seja paciente
Quantos anos você levou formando esse corpo gordo? Por que acredita que alguns dias serão suficientes para formar um corpo magro?

Verifique sempre se sua dieta está funcionando, fazendo medições de peso e medidas semanalmente ou quinzenalmente. Faça exames de sangue se o seu caso for mais grave.

Resultados devem ir aparecendo aos poucos, mas não espere que tudo mude do dia para a noite.

Ah, e se as coisas não estiverem evoluindo, comer um saco de batata frita não vai ajudar em nada.

7. Coma comida de verdade
Você sabe o que é comida de verdade?

São os alimentos que você encontra com menos modificações possíveis. O que você acha que seu corpo vai receber melhor: uma maçã ou um Hot Pocket Sadia? Uma salada de verduras ou um Twix?

Comida de verdade pode ser entendida como frutas, verduras, legumes, leguminosas, grãos integrais e até mesmo ovos, leites e carnes.

Quanto menos modificado, melhor. Por exemplo, um legume ao natural é melhor do que um cozinhado com sal. Arroz integral é melhor do que arroz refinado sem casca. Milho na espinga é melhor do que conservado na lata com açúcar.

Não se engane com a publicidade. Ades, Activia, Cereais Matinais ou qualquer outra coisa que venha em caixas exclamando ser alimentos saudáveis raramente os são.

Comendo comida de verdade, você exclui centenas de alimentos industrializados que fazem mais mal do que bem quando os ingerimos.

A lista acima pode parecer pequena, mas pense na quantidade de frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas que existem e você verá que diversidade não é problema. Costume e vício é que são.

Retirado do blog http://mude.nu/

Um comentário:

  1. Olá, adorei seu blog e dicas,tb estou retornando a minha alimentação saudável e criando receitas diferentes no meu cantinho que fala um pouco de Decoração e Saúde...duas coisas que amo!!!

    Faço um convite para conhecer esse meu espaço e torna-se seguidora para perdermos o contato.

    saudeedecoracao.blogspot.com

    até a próxima!!!

    ResponderExcluir