quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alimentos integrais são muito mais nutritivos e saudáveis



Apesar de termos o costume de consumir alimentos refinados – arroz branco, açúcar refinado, pão branco – poderíamos estar obtendo muito mais energia e saúde se fizéssemos uma simples troca deles pelos alimentos integrais.

Para produzir o arroz branco, por exemplo, o homem passa os grãos por um processo de refinamento, retirando a película que o envolve. O detalhe é que essa película é rica em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais.

Quando ela é retirada, resta apenas o amido, ou seja, o carboidrato de alto índice glicêmico. É por isso que, algum tempo depois de ingerirmos grãos refinados, bate aquele desânimo ou aquela falta de energia. O carboidrato de alto índice glicêmico gera um pico de energia e depois vem a queda acentuada.

Além disso, os amidos dos alimentos refinados precisa de vitaminas e minerais para ser absorvidos. Como as vitaminas e minerais estavam na película que foi retirada, o próprio organismo terá que fornecê-las, retirando do próprio estoque. Isso leva ao empobrecimento vitamínico e desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros etc.).

Sabor
Diferente do que muita gente pensa, o alimento integral não tem um sabor tão diferente do refinado. O arroz integral e o arroz branco tem praticamente o mesmo gosto, com diferença apenas na textura.

A aparência talvez possa ser um pouco pior, já que não estamos acostumados a ver arroz marrom, macarrão marrom, pão marrom etc. Mas é tudo uma questão de costume.

O açúcar mascavo sim, tem uma diferença grande de sabor em relação ao açúcar branco. Porém o açúcar branco é um dos maiores vilões da alimentação e deve ser substituído, se não pelo açúcar mascavo, por mel ou outro tipo de adoçante. Mais isso é assunto para outro post.

Retirado do site http://mude.nu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário