segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A importância do CAFÉ DA MANHÃ

Quando se trata de mundo da musculação, rapidamente se percebe que as opiniões sobre vários assuntos variam grandemente de pessoa para pessoa. Quando se trata de dieta, um dos tópicos mais debatidos e contraditórios nesse meio, surgem ainda mais dúvidas do que certezas. Uma verdade pode ser dita: Não se constroem músculos na academia, mas sim, fora dela, ou melhor, na cozinha!
Vamos discutir aqui no blog em 3 momentos, as refeições que elegi como as mais importantes para quem malha e quer resultados positivos no seu corpo como conseqüência do esforço nos treinos. São elas: café da manhã e as refeições pré treino e pós treino.
Hoje vou falar um pouco de como seu desjejum é essencial na busca por um corpo bonito e saudável e colocar ainda mais lenha na fogueira quanto ao assunto Malhação e dieta! Aguardem as próximas matérias com pré e pós treino.

Café da manhã: Você tem dado o valor que ele merece?

A cada dia que passa, com estudo e na rotina prática eu posso garantir e considerar essa refeição como uma das mais importantes do dia, sendo tão indispensável quanto o treinamento diário para quem treina musculação ou qualquer outra atividade física que gere competição e/ou resultados estéticos.
Principalmente para quem gosta e freqüenta academia e sempre pesquisa a respeito de musculação, hipertrofia e perda de massa gorda, essa matéria será muito interessante.
Pra essa galera da maromba, fica clara a enorme experiência que os fisiculturistas têm nessa área. Fora muitas loucuras que eles possam cometer(não estou aqui para entrar nessa questão), não faltam experiências propostas por eles que se tornaram marcas registradas na área de musculação e alimentação.
Vale à pena ouvir esses caras (usando o bom senso, claro),então vamos lá:
De acordo com o depoimento de um fisiculturista americano famoso (li em um site que adoro), ele próprio considera essa refeição a mais importante do dia. É bem verdade que não é apenas a primeira refeição do dia, ela mantém você com energia para o resto do dia. Bem alimentado nesse horário, isso ajudará na sua capacidade de se concentrar, ajudará a controlar o peso se você estiver acima do peso ou quiser mantê-lo, ajudará a diminuir o cansaço do dia-a-dia e muito mais. Segundo ele: "Como você se sente quando fica mais de 5 horas sem comer?" Resposta: Lento, irritado e fraco são alguns poucos adjetivos que podemos dar a essa sensação. “Agora, se você dormir pelo menos 6-8 horas em uma noite, como você acha que você vai se sentir após sua primeira hora depois de despertar?”. Resposta: Lento, irritado e fraco!
"Temos uma importante decisão a tomar quando saímos da cama: levantar mais cedo para comer ou tirar mais dez minutos extras de sono". Será que compensa perder esses minutinhos na cama se você tem como objetivo aumentar sua massa muscular? Claro que não! Conseqüência disso é cansaço e até mau humor por todo o dia e aumenta também a chance de burlar o treino.
Se perdermos o café da manhã, entramos em um estado de catabolismo (perda de massa muscular para produção de energia), pois roubamos do Músculo tudo que tinha sido reparado durante o sono (à noite estamos em processo de anabolismo: construção de massa muscular)! Ou seja, todo seu esforço na academia será desperdiçado se não se alimentar depois de tantas horas em jejum. E para piorar, você estará provocando uma fome exagerada mais tarde. O que te levará a comer muito mais e sem muita qualidade. Resultado: Acúmulo de gordura!
A energia necessária ao bom rendimento do seu treino faltará (mesmo você malhando em outro horário do dia) e, com certeza, sentirá fadiga mais cedo. Para se construir músculos, seu estoque de glicogênio (carboidrato estocado no músculo) deve estar completo, se não estiver assim, esse músculo não se desenvolve plenamente e produz ácido lático mais cedo (aquela sensação de ardência que se eleva na contração e faz você parar). Some a isso, a falta dessa energia que seria necessária ao aumento do volume do seu treino. A cada dia de treino você deve se superar e ficar cada vez mais capaz de provocar um estímulo superior ao que você estava sendo submetido. Isso que leva ao aumento de carga por exemplo e os resultados se escancaram no espelho. Tudo isso é evolução, mas sem combustível, nada feito!
Portanto, se alimente ao acordar! Se você não tem esse hábito, comece comendo uma fruta ou uma vitamina com farelos integrais e leite desnatado por exemplo. Sempre combine todos os macro-nutrientes nessa refeição: carboidratos (Paes, aveia, granola, etc), proteínas (ovos, peito de peru, queijos brancos, whey protein, iogurtes, etc) e lipídios (requeijão, castanhas, azeite, etc).


Aos poucos, seu organismo será estimulado a elevar o seu gasto energético naturalmente, o que aumentará a necessidade de se alimentar mais freqüentemente. Isso resultará em maior facilidade em recrutar tecido adiposo (gordura) durante sua rotina de treinos, da mesma forma que priorizará a manutenção da sua massa muscular. Esta a verdadeira responsável pelo aumento do seu metabolismo e em aumentar a dificuldade em estocar gordura. Agora não deixe de estimular seus músculos na academia e alimentá-los na cozinha, sendo com a finalidade de aumentar sua massa muscular e seu peso, seja com o fim de perder massa gorda.
Quer mais um estímulo para se esforçar e colocar suas promessas do fim do ano em prática? Comece pela dieta, não se sabote! Haverá mil razões pra você não começar sua dieta, seu treino, sua terapia hoje. Somente existe um bom motivo para você começar: Você é a pessoa mais especial desse mundo! Se ame, se cuide! Bom treino!

Retirado do Blog Larissa Cerqueira.
Nutricionista Esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário